sexta-feira, 1 de abril de 2011

A importância e tipos de cabelos

Entre a humanidade,a estética é muito valorizada.Em razão disso,apesar de não apresentar importância maior para a sobrevivência do individuo,os cabelos tem valor indiscutível como ornamento pessoal.
Em algumas culturas,os cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais;ás vezes religiosas e até mesmo a posicionamentos políticos.
Compondo a moldura do rosto,os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e,muitas vezes,importantes mudanças do comportamento pessoal.
Cortar,pentear e colorir de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.
Estes são repletos de significados associados a conceitos de ousadia , juventude , liberdade,sedução e poder.Ingredientes fundamentais para a identidade de cada um.
Portanto,é fundamental entender sobre seu tipo de cabelo para manter a saúde do cabelo  e auto estima em dia.
O cabelo possui vários elementos químicos e classificam-se de acordo com o grau de oleosidade e hidratação dos fios.Vejamos:

Cabelos normais:Neste tipo,as glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente.Os fios são brilhantes,macios,maleáveis,e desembaraçam com facilidade,mesmo quando molhados.Não são oleosos na raiz nem secos nas pontas,e as cutículas são fechadas.
Cabelos secos:Os fios são opacos.A limpeza deve ser com xampu e condicionador apropriados ao tipo de cabelo.As pontas se rompem e dão origem a ponta dupla.As cutículas dos cabelos são abertas,tornando os fios ásperos e embaraçados.Provavelmente causado por tinturas,descoloração,permanentes,alisamentos,uso indevido do secador,prancha,exposição prolongada ao Sol ou água da piscina.Perdendo elasticidade e brilho.
Cabelos oleosos:Apresenta exagerada produção de sebo.Os fios se apresentam sem volume,gordurosos e,ás vezes,exalam odor.Podendo haver irritação.Limpeza pode ser diária,com água fria ou pouquíssimo quente,porque a água quente estimula a oleosidade e xampu desengordurante.O condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo,deve ser aplicado do meio para as pontas.
Cabelos mistos:É o tipo de cabelo da maioria das brasileiras.São oleosos  na raiz e com pontas desidratadas,devido ao não espalhamento de sebo pelas superfícies dos fios.Após a lavagem,recomenda-se uso de produtos sem enxágüe,aplicados apenas do meio para as pontas dos fios e nunca no couro cabeludo.
Cabelos frágeis:São finos e com pouca resistência,determinados geneticamente ou por deficiências nutricionais ou metabólicas,necessitando de cuidados especiais.O xampu deve ser de formulação suave.
Cabelos coloridos:O processo repetido de tinturas danifica as fibras de queratina presentes nos fios,provocando ressecamento,falta de brilho e alterações na tonalidade da cor.Deve-se usar xampus e condicionadores hidratantes,alem de realizar hidratação com produtos específicos para seu tipo de cabelo.
Por enquanto é só...Até o próximo post! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário